DIOCESE DE FORMOSA – GOIÁS

Nota de desagravo pela profanação da Capela do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca, Município de São Domingos – Goiás

Zelus Domus Tuae – O zelo pela tua casa me consome” (Sl 69,9)

No território da Paróquia de São Domingos de Gusmão, na cidade de São Domingos – Goiás, dentro da diocese de Formosa, encontra-se o Parque Estadual de Terra Ronca, aonde temos a Gruta do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca, com uma linda capela oratório. No local, visitado pelos fiéis desde o início do século passado, realizamos a Romaria do Bom Jesus da Lapa no mês de agosto. Neste ano, precisamente no dia 06 de agosto, celebrei batizados e a Santa Missa para uma multidão de fiéis naquele local de inigualável beleza. As primeiras celebrações presididas por padres no local se deram a partir de 1929.

Na gruta de entrada da caverna, enorme e de grande encanto, encontra-se a Capela do Bom Jesus da Lapa, com o altar “versus dei” (estilo tridentino), com o magnifico crucifixo de Jesus e diversas imagens de santos católicos. Um lugar orante e muito visitado pelo povo fiel. O altar de enorme significado litúrgico foi edificado pelo saudoso e piedoso Pe. Jesus Oséas (Claretiano) no ano de 1953.

No dia de ontem, 29 de setembro, não obstante o controle dos mantenedores do parque, um senhor adentrou o lugar e profanou o altar, destruindo as imagens e adereços. A profanação foi grande e causou muita dor nos fiéis que puderam acompanhar o cenário, de destruição e profanação, pelas mídias sociais. Particularmente fiquei muito chocado!

Viemos a público lamentar o ocorrido que nos machuca e entristece pelo alto teor de agressividade contra nossos símbolos católicos, e o lugar sagrado que ali representa para tantas pessoas fiéis e romeiras do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca.

Mesmo que o profanador, detido no dia de hoje (30) pela nossa aguerrida Polícia Militar do Estado de Goiás, apresente sinais de transtornos psicológicos, a ação demonstra o que vem sendo apregoado por grupos sectários e anticatólicos nos últimos tempos. São muitos e permanentes os atentados desta natureza em nossas Igrejas e cemitérios em diversas regiões do Brasil.

Conclamo aos fiéis à rezarem pedindo a Deus a tolerância religiosa no Brasil, e a preservação dos nossos Espaços Sagrados contra a sanha dos profanadores. O zeloso Pároco de São Domingos, Pe. Joaquim Regis Filho, com o seu Conselho Paroquial, envidará os esforços necessários, com a ajuda dos féis, para recompor o ambiente sagrado da Gruta do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca.

Viva Cristo Rei! Salve a Virgem Maria, Rainha da Paz!

Cúria da Diocese de Formosa, 30 de setembro de 2019

+Dom Adair José Guimarães
Bispo de Formosa

Veja algumas imagens de como ficou o local após o ato