26.7 C
Formosa
segunda-feira, 29 abril, 2024 - 19:17 PM

Evangelho NO HOJE (01/02/2020) – Marcos 4,35-41

-

Sábado da 3ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 4,35-41

Não há o que temer, pois Deus está aqui!

Neste sábado, primeiro de fevereiro, a Liturgia nos apresenta a passagem bíblica em que Nosso Senhor Jesus acalma o vento e o mar que, ao formarem uma tempestade, colocavam em risco a barca que levava o próprio Cristo, junto com os seus discípulos. Envolvidos de grande aflição, os discípulos despertaram Nosso Senhor, clamando por ajuda. Uma vez que a tempestade foi acalmada, por meio das simples palavras de Jesus, os seus discípulos expressaram uma incompreensão quanto à pessoa de Nosso Senhor dizendo: Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” (Mc 4,41).

Essa pergunta dos discípulos é compreensiva, pois eles estavam nos primórdios do conhecimento à cerca de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eles eram pessoas que seguiam a Jesus, mas ainda não tinham fé o suficiente em seu Mestre (cf. Mc 4,40). A falta de conhecimentos sobre Nosso Senhor Jesus e por consequência a falta de fé não são características somente dos primeiros cristãos. Nos dias atuais, em que já se passaram mais de dois milênios da vinda de Cristo ao mundo, são muitos cristãos que não conhecem a Jesus. São batizados, cristãos e católicos que tem a mesma deficiência dos primeiros cristãos, a falta de fé!

Situações difíceis, semelhante ao que foi relatado no Evangelho de hoje, onde muitos problemas surgem do nada e abalam a barca de nossa vida, servem para revelar a fraqueza da fé que tem muitos cristãos. Entretanto, não há o que temer! Basta olhar para dentro da barca, para o mais íntimo de nós, pois aí está Nosso Senhor, que não nos abandona nas horas em que mais necessitamos da Sua ajuda! Basta repetir a mesma atitude dos discípulos, que clamaram por socorro à Nosso Senhor e foram socorridos.

Não nos esqueçamos que Nosso Senhor tudo pode, pois para Ele nada é impossível (cf. Lc 1,37) e qualquer coisa podemos receber de Jesus Cristo, pois Ele mesmo disse: “todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, se abrirá” (Mt. 7,8) e ainda nos garante que nosso “Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem” (Mt 7,11).

Por isso nada neste mundo deve nos tirar a paz. Nenhuma situação difícil, nenhum problema complicado deve nos perturbar. Pois, se Nosso Senhor Jesus está conosco, “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,31).

Que Nossa Amável Mãe, Maria Santíssima, Aquela que acreditou sem duvidar, interceda à Deus por nós, para que possamos buscar ainda mais o conhecimento de Nosso Senhor Jesus, a fim de que tenhamos uma fé mais vigorosa, que nos possibilite dizer em todo momento e em qualquer circunstância: “Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo” (Jo 11,27).

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: 2Sm 12,1-7a.10-17 / Sl 50 (51)
Evangelho: Mc 4,35-41

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X