19.8 C
Formosa
quinta-feira, 25 abril, 2024 - 02:46 AM

Evangelho NO HOJE (02/05/2020) – João 6,60-69

-

Sábado da 3ª Semana da Oitava da Páscoa
Santo Atanásio, bispo e doutor – Memória

Evangelho – João 6,60-69

“O difícil nem sempre é impossível!”

Ao iniciarmos este novo mês, a Igreja Católica, na pessoa do Vigário de Cristo, o Papa Francisco, convida a todos nós para clamar a Deus por copiosas bênçãos, mediante a poderosa interseção de Nossa Senhora, Maria Santíssima. Pois, deste antigo costume cristão, o mês de maio passou a ser reverenciado como dias para louvar a Deus por sua Humilde Serva, a Virgem de Sião, Mãe de Deus e Nossa.

Todo o mundo está sofrendo as mais dolorosas consequências da pandemia. As notícias passam a ser quase que as mesmas, em toda parte: crise sanitária, econômica, financeira e política; aumento do número de desemprego, etc. Muitas pessoas já não suportam tantas situações difíceis e começam a desanimar, a perder a esperança e até mesmo a fé em Deus.

Diante de situações complicadas e desconhecidas para nós é normal que alguns pensem em desistir. Semelhante situação foi tomada por uma boa parte dos discípulos de Nosso Senhor Jesus, como podemos verificar no Evangelho que a liturgia nos apresenta neste sábado. Depois de ouvirem o belíssimo discurso sobre o verdadeiro Pão da Vida, muitos discípulos de Jesus se escandalizaram ao ponto de dizer: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” (Jo 6,60). E a partir daquele momento abandonaram Nosso Senhor e não caminhavam mais com Ele (cf. Jo 6,66).

Infelizmente é essa atitude tomada pela a maioria das pessoas quando se deparam com problemas extremos. Abandonar, desistir, ir embora… são ações fáceis, mas nem sempre são as mais corretas! Sempre vale a pena lutar, porque o difícil nem sempre é impossível! Isso nos garante Nosso Senhor: “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt 19,26).

Por isso devemos atender ao apelo do Papa Francisco e rezar! A oração fortalece nossa fé e nos leva para junto de nosso Deus, pois para onde devemos ir em situações de crises? “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,67). Essas foram as palavras de Pedro renovando sua fé em Nosso Senhor Jesus. Também podemos utilizar palavras semelhantes para intensificar ainda mais nossa confiança em Jesus Cristo, que jamais nos abandona.

Que estes dias vindouros do mês de maio possam ser como o amanhecer do primeiro dia da primavera, que depois das durezas e escuridades do inverno, brilha como sol radiante, trazendo muita alegria e paz a todos. Que Maria, a mais bela Flor da Primavera, possa interceder a Deus por muitas bençãos sobre todos nós, que nos comprometemos a pedir incansavelmente, em cada dia desse mês, por sua proteção.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: At 9,31-42 / Sl 115 (116)
Evangelho: Jo 6,60-69

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X