Quarta-feira da XXII Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 4,38-44

O Evangelho de Hoje nos revela um Jesus incansável em servir e amar. Não rejeita nenhum que chega perto dele necessitado de cura seja do corpo seja da alma. É aquele que não rejeita o clamor dos pobres, dos enfermos, dos rejeitados por este mundo. É a presença amorosa e terna de um Deus que escolheu os mais aflitos para dar-lhes alívio e consolação.

Se lermos com atenção essa passagem bíblica, notaremos os horários que Jesus realiza seus prodígios em favor dos mais excluídos. E vemos que sua presença em seu meio é incansável pois desde o amanhecer de um dia ao anoitecer, e na madrugada do outro dia já inicia o cuidado com uma multidão e imediatamente já se desloca pra outros lugares porque precisa anunciar a Boa Nova lá também.

Esse é o nosso Deus que não se cansa em amar, em perdoar, em curar. Jesus veio para que tenhamos vida e vida em abundância. Ter vida plena é ser curado por inteiro: no corpo e na alma! Jesus veio para salvar todos os homens e o homem todo. Quem o segue se torna uma pessoa sarada, como dizia Pe. Léo, ou seja, uma pessoa curada por completo.

A rotina incansável de Jesus em percorrer esse mundo fazendo o bem sem olhar a quem, amando e servindo a todos com gratuidade, é o modelo para quem quer ser cristão autêntico. Vivemos de lamentações, murmurações, reclamações de cansaços, de falta de tempo para amar e servir o próximo. Jesus nos dá a lição que quando amamos a Deus e procuramos estar em sua presença constantemente, não vivemos uma vida de egoísmo e individualismo, mas também vivemos para amar e servir o próximo mais necessitado.

Meditemos nisto hoje e tocados pelo amor de nosso Deus, coloquemos a mão na massa, sirvamos ao Senhor em espírito e em verdade urgentemente. Vamo que vamo meu povo! Jesus conta com você! Somente responda: Eis-me aqui, Senhor!

Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos – GO