Quinta-feira da XXII Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 5,1-11

“Em atenção à tua Palavra, lançarei as redes!”

No Brasil, neste mês de Setembro, acontece nas inúmeras comunidades os círculos Bíblicos, favorecendo assim, o estudo, reflexão e oração com a Palavra de Deus. Saudamos nas missas a Palavra como sendo ela uma Palavra de Salvação. O evangelho recorda que a Jesus as pessoas iam para escuta-Lo. A escuta da Palavra gerava inúmeras conversões, a libertação dos males, a cura, reordenava a vida daqueles que se deixavam tocar pela Palavra de Deus.

Dentre os que foram alcançados por essa Palavra, hoje, temos Simão Pedro. À Pedro vai Jesus que o encontra em seu lugar habitual do trabalho. Jesus quando passa pela nossa vida, visita-nos aonde estamos: no trabalho, família, lazer, enfermidade, luto, onde a vida acontece. Não é distante, é próximo e solicito. Simão Pedro é um pescador experiente, passou a noite trabalhando e nada pescou. Eis que Jesus se aproxima, já é dia, e o desafia para que lance a rede ao mar e, prontamente ele o obedece. Após uma noite infrutífera, marcada pela desolação, fracasso e o cansaço pelo trabalho, os frutos da obediência e abertura à Palavra de Jesus geram uma pesca abundante e generosa. O Simão Pedro de hoje sou eu e você. A Palavra que é o próprio Jesus desafia-nos a voltar ao mar da vida, onde também fazemos a expectativa de nada pescar, do afastamento de Deus pelos nossos pecados, dos desafios diários pela manutenção da vida, do trabalho, família e tantas outras realidades, todavia, a certeza da presença de Jesus, a abertura e obediência à sua Palavra é garantia de transformação, cura, libertação,resinificação de nossa caminhada. Ouvir de Jesus que somos pescadores de homens, significa prosseguir testemunhando e anunciando seu amor que foi colocado em nossos corações.

No dia de hoje, celebramos a memória de Madre Teresa de Calcutá. A celebração da vida dos Santos é para nós um estímulo de vida cristã. Também ela deixou-se tocar, foi obediente à Palavra, não permaneceu estagnada diante dos desafios sociais de seu tempo, mas confiante e assistida pelo Espírito Santo iniciou uma revolução da caridade a serviço dos mais pobres de seu país. Avançou para águas mais profundas. Talvez seja isso que nos falta. Não ter medo de mudar de vida, em vista a nossa salvação e santificação. Coragem, não tenhas medo! Disse Jesus a Simão Pedro.

Que Deus nos dê a graça da Perseverança final.

Vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Água Fria de Goiás