Sábado da XXVI Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 10,17-24

Nossa Missão é o Céu!

“Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu” (Lc. 10, 20). Com esta frase Nosso Senhor Jesus Cristo orienta o lugar verdadeiro onde devem ser colocadas nossas alegrias, o céu. A vida eterna, ocupar nosso lugar no céu deve ser o maior motivo de todas nossas alegrias.

Depois do sucesso alcançado pelos 72 discípulos, que em obediência à voz do Mestre saíram em uma autentica missão evangelizadora, eles retornaram cheios de alegria, narrando com detalhes alguns dos fatos ocorridos: “até demônios nos obedeceram por causa do teu nome” (Lc. 10,17). Ter bons êxitos nas responsabilidades que nos são confiadas, sempre gera em nós um estado de ânimo agradável. Mas não devemos nos distrair com o maior de todos os nossos deveres, que é alcançar o céu. Uma vez que lograrmos este feito seremos conhecidos como bem-aventurados, pois nosso grande distintivo será a imensa alegria de estar no reino celestial.

O anúncio do Reino do Céu, sem sombras de dúvidas foi a temática mais incisiva na pregação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os preceitos, todos os mandamentos, todo caminho de conversão estão ordenado para que um dia cada um de nós seja “levado pelos anjos ao seio de Abraão” (Lc. 16, 22), onde vamos ocupar uma das moradas eternas que nos preparou o Senhor Jesus (cf. Jo. 14,2). Mas para que sejamos definitivamente cidadãos do céu (cf. Fil. 3,20) devemos nos esforçar para testemunhar, para anunciar com nossa vida a fé que professamos. Deste modo, a vida de um cristão será, e deve ser, um reflexo da mesma da vida de Cristo, um contínuo anúncio do seu reinado.

Que a Virgem Maria, interceda por cada um de nós, para vencermos todo comodismo e nos lancemos também na desafiadora e necessária missão evangelizadora. Para que o reino dos céus, já presente em nosso meio, seja amplamente difundido e muito mais conhecido. E que pela graça de Deus todos os missionários possam alcançar os melhores frutos do seu incansável labor, as alegrias da vida eterna.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha