Sábado da I Semana do Advento
Evangelho – Mateus 9,35-10,1.6-8

Oração e Missão, atitude de Cristão!

O Evangelho deste sábado descreve um pouco do que seria um dia de trabalho pastoral de Nosso Senhor Jesus Cristo: viajar por cidades e povoados; ensinar nas sinagogas; pregar o evangelho do Reino e curar as pessoas de diversas doenças e enfermidades (cf. Mt 9, 35). Um ritmo muito intenso de trabalhos, poderíamos até dizer que muitos de nós levamos a vida com essas características, onde as atividades laborais ocupam boa parte do nosso dia. Entretanto, Nosso Senhor Jesus Cristo, em meio ao acúmulo de responsabilidades a serem realizadas, não perde a sensibilidade e o amor para com o seu povo.

São Mateus descreve em seu Evangelho que Nosso Senhor Jesus Cristo ao ver “as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9, 36). Um rebanho que não tem pastor para guiar se cansa na busca de caminhos para verdes pastagens, na procura desesperada por fontes abundantes e não encontra. Tal rebanho pode se perder, pode se tornar um objeto fácil de ser levado pelos ladrões ou até mesmo pode ser destruído pelos lobos selvagens. Nosso Senhor consegue, em meio de suas muitas atividades, ver tamanha aflição do povo que não tem alguém que vá adiante para guiar, para conduzir e para proteger.

Por isso, Cristo insiste para que façamos orações pedindo ao Pai Celestial que envie pastores, pessoas dispostas à cuidar do seu rebanho. Infelizmente nos dias de hoje temos uma situação semelhante, porque faltam pessoas dispostas a entregar suas vidas pela causa da evangelização do povo de Deus. Em diversas paróquias faltam catequistas, agentes de pastorais, e também, em muitos lugares faltam até padres que possam doar toda a sua vida por causa da salvação das almas do rebanho de Deus. Essa triste realidade, com o rosto entristecido, também posso constatar aqui na Espanha.

A oração é, sem sombras de dúvidas, uma das primeiras atitudes que todos devemos assumir, pois já nos ensinava Nosso Senhor Jesus: “todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, se abrirá” (Mt 7, 8). A outra atitude a ser assumida por todos nós deve ser colocar-se à inteira disposição do chamado que constantemente Deus nos faz, colocando-nos à serviço do Reino de Deus. Rezar e se por à serviço do Reino estas são atitudes que Nosso Senhor Jesus Cristo espera de cada um de nós.

Que Nossa Senhora, Mãe e Rainha dos Vocacionados, continue a interceder por todos nós, para imitarmos Seu exemplo de fé, de oração e de serviço. E que pela mesma intercessão de Nossa Senhora Imaculada Conceição, os novos padres que hoje serão ordenados em nossa Diocese, Diácono Kennedy dos Santos Ferreira e Diácono Ozias Wellinton Correia Xavier, sejam pastores segundo o coração de Deus (cf. Jer. 3, 15).

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha