Sexta-feira da XXXI Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 16,1-8

Uma esperteza de trevas

Haverá alegria no céu! Sim, muita. Não esqueça que são para os filhos da luz. A esperteza deste mundo é passageira e não trás alegria e nem conquista felicidade. Os filhos da luz busca a alegria. Uma alegria participativa, pois vamos juntos fazermos nossa felicidade e a dos nossos irmãos.

Será uma alegria pela conversão dos pecadores, ou seja, por todos nós que mesmo desejando buscar a santidade ainda voltamos para o mundo de trevas como São Paulo confessa: “Não faço o bem que quero, faço o mal que não quero” (Rm 7,19).

Perseguimos o céu, nossa luz eterna, e almejamos-o incessante, porém por pouco nos aproximamos do mundo: somos a ovelha e a moeda de prata que se perdeu (cf. Lc 15,1-10).

Nosso retorno para a casa de Deus é acolhido com festividade: alegrai-vos comigo! Encontrei a ovelha e a moeda de prata que estava perdida (cf. 15,1-10). Em Deus nossa esperteza é transformada em elogio: “E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza” (Lc 15,8).

Deste modo, “haverá alegria ente os anjos de Deus por um só pecador que se converte” (Lc 15,1-10). O conjunto desta parábola engloba também o Filho Pródigo, pois é uma resposta aos fariseus e aos escribas que murmuravam contra Jesus Cristo, porque “Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (cf. Lc 16,1-8).

Pe. Joacir S. d’Abadia
Pároco da Paróquia São José e Adm. da Paróquia Santa Luzia