24.8 C
Formosa
terça-feira, 23 abril, 2024 - 19:09 PM

Evangelho NO HOJE (11/04/2020) – Mateus 28,1-10

-

Sábado Santo – Vigília Pascal
Evangelho – Mateus 28,1-10

“Alegria diante das dificuldades”

Alegrai-vos, essa foi a primeira palavra que Nosso Senhor Jesus Cristo disse após sua ressurreição. Certamente Maria Madalena e a outra Maria ficaram totalmente confusas diante dos dois acontecimentos que tiveram o privilegio em serem as primeiras a contemplarem. Elas que tinham ido, ao romper da aurora, em direção ao sepulcro e lá se encontram primeiro com um anjo de Deus que afirma que Cristo Jesus não estava, pois havia ressuscitado (cf. Mt 28,6). E logo em seguida elas se deparam com o próprio Jesus, vivo e ressuscitado, que diz: “Alegrai-vos!” (Mt 28,9).

Nosso Senhor Jesus não faz uma exortação, muito menos um pedido. Ele, na verdade, dá uma ordem: “Alegrai-vos”. Talvez para muitos seja um tanto complicado cumprir essa ordem, principalmente quando vivenciam as mesmas circunstâncias daquelas mulheres, que iniciavam seu terceiro dia de luto, de dor, de sofrimentos, porque ainda fortemente ressoavam nelas os momentos estarrecedores da Paixão de Cristo.

Muitas pessoas podem estar vivenciando, neste exato momento, dias de luto, como também a maioria dos seres humanos estão sofrendo o árduo caminho de calvário diante dessa terrível e cruel pandemia, que enche nossa vida de angustias e preocupações. E a Liturgia deste Sábado Santo traz o Evangelho em que Nosso Senhor Jesus Cristo diz a todos nós a mesma palavra que pronunciou àquelas mulheres: Alegrai-vos. Realmente devemos nos alegrar, por mais que nos custe, pois o Ressuscitado é a fonte de nossa alegria.

A fé na ressurreição de Cristo deve elevar nossos olhares, acima de toda incerteza que agora vivemos, para contemplar a graça de Deus na pessoa de Cristo Jesus. Devemos nos alegrar, pois não estamos abandonados, Nosso Senhor Jesus está junto a nós, todos os dias (Cf. Mt 28, 20). Se por acaso ficarmos doentes, acamados ou internados, ainda assim devemos ter alegria em nosso coração, pois Nosso Senhor Jesus virá ao nosso encontro para nos curar, basta escutar o que Ele nos diz: “Não temas; crê somente” (Mc 5,36). Nem mesmo a realidade da morte deve tirar a alegria do nosso rosto, pois “se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com Ele” (Rom 6,8).

Alegria em meio as dificuldades é o grande testemunho que devemos dar, “porque a alegria do Senhor será a vossa força” (Ne 8,10). Que Maria Santíssima interceda a Deus por nós para que busquemos o quanto antes reanimar a nossa fé em Nosso Senhor Jesus, e nos alegrarmos, a final, Cristo vive e está no meio de nós.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: Gn 1,1-2.2 / Sl 103 (104) / Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18
Evangelho: Mt 28,1-10

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X