Sexta-feira da XXVII Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 11,15-26

A Destruição da Igreja: um cisma ideológico

Não nos enganemos, meus amigos. Nem todos que “pensam” na Igreja estão de fato com a Igreja e comungam uma só verdade. De onde vem esta divisão acirrada dentro da Igreja nestes últimos tempos? Contudo, permitir ideologias contrárias à fé católica dentro da Santa Mãe Igreja é dar um báculo ao mal.

O bispo e mártir Santo Inácio de Antioquia já no Século I exortava os Cristãos contra as divisões malignas causadas pelos amantes da maldade: “Não vos enganeis, irmãos. Quem segue um cismático não alcançará a herança do reino de Deus (1Cor 6,10). Quem caminha segundo falsas doutrinas não aceita a paixão” (Da Carta aos filadélfios – Proêmio; nn. 1,1-2,1;3,2-5: Funk 1,225-229).

As falsas doutrinas são desfiladas nas passarelas da ignorância cristã criadas pelos hereges cismáticos que querem, a troca de nada, destruir a Igreja desde dentro. Através dos seus representantes ordinários.

Jesus Cristo, nosso Salvador, bradava aos seus discípulos ensinando-os: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra” (Lc 11,15-26). Será uma destruição por permitir o mal dirigir as pessoas por causa de suas ideologias contrárias à sã doutrina.

Com as alocuções do Papa São João XXIII podemos concluir que toda e qualquer divisão tem como objetivo destruir a Jesus Cristo, sua Igreja e toda a sua credibilidade no meio da sociedade. Não somos governados pelo poder do mal, aliás, “Na realidade, Cristo ocupa sempre o posto central da história e da vida: os homens ou aderem a Ele e à sua Igreja – e então gozam da luz, da bondade, da ordem justa e do benefício da paz – ou vivem sem Ele e contra Ele, e permanecem deliberadamente fora da Igreja – e por isso se estabelece a confusão entre eles, as relações mútuas tornam-se difíceis, ameaça o perigo de guerras sangrentas” (Abertura solene do Concílio Ecuménico Vaticano II, 11 de Outubro de 1962: AAS 54 [1962], 786-787. 792-793 -Séc. XX).

Pe. Joacir S. d’Abadia
Pároco da Paróquia São José e Adm. da Paróquia Santa Luzia