Quarta-feira da XX Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 20,1-16

No Evangelho de hoje Jesus nos conta a parábola dos operários da vinha, onde um patrão sai contratando operários desde a madrugada até a tardezinha. Ele é incansável no chamado e combina o mesmo valor, não importando que horas eles deram sua resposta e foram trabalhar. Na hora do pagamento os operários da primeira hora se revoltaram porque o patrão pagou a mesma quantia aos que começaram a tardezinha. O patrão assim se explica: “Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja porque estou sendo bom?” Sabemos pelo estudo bíblico que Jesus direcionava esta pergunta aos judeus, que foram os chamados primeiramente a participar do Reino de Deus. Mas muitos rejeitaram esse convite. Portanto, o Reino é oferecido também aos pagãos, a todos aqueles que escutando o chamado de Jesus se colocam à disposição em segui-lo e trabalhar na dilatação do seu Reino de amor neste mundo.

O convite é direcionado a todos. Ninguém fica fora do chamado de Deus! E as horas que são chamados também tem um significado especial: as idades de nossa vida. Alguns sentem o chamado de Deus bem cedo, na mais tenra idade e passam a servi-lo desde criança como é o caso dos coroinhas e acólitos. Outros dão seu sim na juventude, quando participam ativamente de um grupo de jovens. Outros na fase adulta, talvez quando fazem um Encontro de Casais ou um Seminário de Vida no Espírito Santo. Não importa a idade. Não há idade para a santidade. Sempre é tempo de ouvir o chamado de Deus a segui-lo e servi-lo!

O importante é não esquecer que Deus está sempre disposto a nos chamar. Ele é incansável no chamado. Ele nunca vai desistir de nós! Vai chamar de toda forma e sempre. Pois o pagamento que Ele dá a todos, igualmente, é a salvação, a vida eterna. Por isso que não importa quando você respondeu seu sim, como o ladrão ao seu lado na cruz: se arrependeu de seus pecados na última hora e ainda houve tempo para estar com Ele no Paraíso.

Mas é preciso não abusar da bondade de Jesus. Ele é bom sim, mas é justo também. Permita dar a sua resposta enquanto é tempo. Não fique protelando, deixando pra depois. Haverá um tempo que não se terá mais tempo. Com certeza, hoje, através desta meditação, Ele está olhando nos teus olhos e renovando seu chamado à você. Venha trabalhar na minha Vinha! Vem! Segue-me!

Qual será sua resposta hoje?

Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos – GO


Clique aqui e veja o evangelho de hoje