Diocese de Formosa-GO

13.7 C
Formosa
domingo, 9 agosto, 2020 - 05:07 AM

Apresentação do Brasão, Tema e Música para a Festa do Divino 2020

-

A festa é somente ano que vem, 2020, porém as atividades já iniciaram.

Com uma grande alegria os festeiros de 2020 para a Festa do Divino Espírito Santo em Formosa apresentaram os seus “instrumentos” de evangelização.

Na noite deste domingo, 18 de agosto, aconteceu na Catedral Imaculada Conceição em Formosa, a missa solene de apresentação do brasão, tema e música para as festividades do Divino Espírito Santo. Já que os trabalhos se iniciaram logo após os novos festeiros terem sidos sorteados na missa de encerramento da festa de 2019.A celebração foi presidida por Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, e concelebrada pelo pároco Pe. João Manoel Lopes. A imperatriz Neila Cardoso fez a apresentação enquanto o casal folião Leo e Paulinha, os foliões da folia da roça, Benone César e Rafael Henrique, com todo suspense, mostravam o banner oficial com a imagem.


Explicação do Brasão

Irmãos e irmãs em Cristo,

Quão grande honra nos foi dada para, em serviço e missão, sermos os Festeiros do Divino Espírito Santo para o ano de 2020. A caminhada, iniciada como fruto de um sonho de amor e adoração ao Divino Consolador, hoje faz-nos chegar até aqui. Diante deste altar, no seio de nossa comunidade, juntos vivenciamos este momento em que nosso brasão será apresentado. Viver esse momento é conhecer e participar dessa nossa história de amor, adoração e devoção ao Espírito Santo.

Ao dizermos sim e sermos escolhidos para esta missão, a única certeza que tínhamos era estar à disposição para evangelizar. Em nossas intercessões, nosso pedido ao Espírito Santo era que Ele nos fizesse dóceis às suas moções, ao seu querer.

E Ele foi nos revelando todas as coisas… A palavra “Cenáculo” nos foi apresentada em nossa primeira intercessão, confirmada em momentos distintos, como adorações, visitas com os símbolos a casas de amigos e até mesmo conversas informais. A cena de Pentecostes é descrita com vivas cores no livro dos Atos dos Apóstolos. Aqueles homens, tímidos e escondidos, tornam-se, sob o olhar terno de Maria, testemunhas corajosas da Boa Notícia: Jesus vive e é o Senhor! Ficamos maravilhados com a maneira que Deus encaminhou todas as coisas… não tínhamos dúvidas: o brasão representaria o Cenáculo.

Desta forma, no brasão podemos observar, ao fundo, a cruz, que representa o sacrifício de Jesus por nós. O formato do brasão quer lembrar a disposição dos apóstolos e Nossa Senhora no Cenáculo. Os doze apóstolos ao redor da mesa, tendo ao centro o monograma (símbolo em que se entrelaçam as iniciais A e M – Ave Maria) que retrata a presença orante da Esposa do Espírito, a doce sempre Virgem Maria.

Ali, em torno da mesa onde o sacrifício da cruz nos oferece o Cristo Eucarístico, Ele mesmo derrama o dom do seu Espírito sobre a Igreja reunida em torno do altar. As chamas representam o fogo que em Pentecostes deu novo e ardente impulso à Igreja para sua missão de anunciar o Cristo que vive e é o Senhor, de todos os povos, de todas as nações.

O tema, fruto de nossas orações e intercessões, foi-nos revelado como que completando o brasão. Uma promessa, a se cumprir em nossa Igreja, em nossa Diocese e, mais ainda, em cada um de nós, servos adoradores do Divino Espírito Santo: “Derramarei o meu Espírito e o Vosso coração reviverá”. O Senhor quer derramar sobre nossa Igreja os seus dons, infundindo em nós, como no Cenáculo, o seu Espírito, a fim de que renasçamos, revivendo em nós o acontecimento perene e constante de Pentecostes.

A frase que estampará o verso das camisetas foi revelada também em oração, durante uma experiência de meditação do Evangelho, quando Jesus dialoga com Nicodemos: “Necessário vos é nascer de novo”. Só é possível nascer de novo pela ação do Espírito Santo.

A Ele, o Espírito Santo, que anima, congrega, aquece, ilumina e vivifica, queremos confiar nossa caminhada rumo a Pentecostes, rumo ao cumprimento desta promessa do Senhor para nós: “Derramarei o meu Espírito e o Vosso coração reviverá!”

VIVA O DIVINO ESPÍRITO SANTO!!!!


Música

Baixe aqui o MP3


Banner da folia da cidade

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GOhttp://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

XIX Domingo do Tempo Comum

Deus nunca nos permite entrar numa tempestade sem que Ele venha em socorro da nossa fé Jesus nunca ordena aos seus discípulos nada sem que...

Evangelho NO HOJE (08/08/2020) – Mateus 17,14-20

Sábado da 18ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 17,14-20 “A urgência em renovar nossa fé!” O Evangelho deste sábado traz uma importante reflexão sobre a...

XVIII Domingo do Tempo Comum

Deus é o alimento da noss’alma O homem é por natureza um ser sedento, descontente, incompleto, frágil, vulnerável. Mas ao mesmo tempo carrega dentro de...

Evangelho NO HOJE (01/08/2020) – Mateus 14,1-12

Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 14,1-12 “Nossa vocação ao profetismo” Começamos hoje uma nova jornada em nossa vida com o início do...

56 anos de vida do Pe. Eliton Cardoso (06/08)

 “Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Mais visitadas

Últimos comentários

X