18.8 C
Formosa
segunda-feira, 29 abril, 2024 - 03:08 AM

Evangelho NO HOJE (22/01/2020) – Marcos 3,1-6

-

Quarta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 3,1-6

“Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero. (Sl 143, 2)

Nossa vida cristã é constantemente um combate espiritual, uma luta interior até mesmo contra o mal que grita dentro de nós. Por vezes podemos exclamar como São Paulo: “Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero” (Rm 7,19). Por isso temos que nos abrir a graça de Deus. Deus é para nós fortaleza e libertação. Muitas vezes vivemos confiados em nossas próprias forças e então fraquejamos na batalha. Aprendamos com Santa Teresinha do Menino Jesus: “Ó meu Deus, longe de me desencorajar à vista de minhas misérias, venho a vós com confiança”.

Na primeira leitura de hoje podemos ver que o gigante Golias estava confiante em sua própria força e no poder de sua espada, mas o frágil Davi, o pequeno pastor de ovelhas foi à luta confiante no nome do Senhor Todo-poderoso. Assim devemos nós enfrentarmos o poder do mal e as dificuldades desta vida. Davi venceu o gigante porque foi humilde e simples, colocando sua confiança no Deus de Israel. Santo Agostinho nos ensina muito sobre a humildade: “A humildade deve ser proporcional à grandeza. Quanto mais alto alguém se encontra, tanto mais pode ser fatal sua queda”. Foi justamente o poder e a grandeza de Davi que o levou a cair diante da tremenda força de coração e humildade de Davi.

Deus é Amor! Davi puramente confiava! O gigante extraordinário era como nada para ele em comparação com o que Deus era capaz de fazer. E esse poder e força são totalmente disponíveis para nós quando nossos desafios gigantes nos desafiam. Precisamos acreditar em Deus. Quando nos deparamos com nossos inimigos gigantes, quando somos tentados a inveja, a ira, ao desejo de vingança, ao desânimo e falta de fé e amor, não estamos sozinhos. Ao nosso lado caminha o Senhor, que é para nós um escudo e abrigo.

O Senhor garantiu a vitória para Davi, e também nos trará a vitória e a libertação. Digamos como Davi ao poder do mal que nos atormenta: “Hoje mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos.” (I Sm 17, 46 a). Davi não se acovardou diante do inimigo, pois sabia que a vitória era garantida.

Deixemos que Jesus venha hoje até nós e nos cure e nos liberte. Assim como curou o homem da mão seca no Evangelho, Ele deseja fazer uma obra de vida eterna em nós. Saíamos da “beira do caminho” e nos levantemos. Jesus nos chama para o meio (uma vida de graça e vitória). Não deixemos que nossos inimigos nos destruam a cada dia, atrofiando nossa vida espiritual. Confiemos no Senhor! Santo Afonso de Ligório nos ensina esta confiança: “Esta é a verdadeira confiança: querer confiar em Deus, que é bom, e deseja ajudar-nos; que é poderoso e pode ajudar-nos; que é fiel e nos prometeu ajuda”. Que em tudo Deus seja louvado!

Padre Carlos de Souza Neves
Pároco da Paróquia São João Batista
Divinópolis de Goiás


Leituras: 1Sam 17,32-33.37.40-51 / Sl 143
Evangelho: Mc 3,1-6

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X