Sábado da 29ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 13,1-9

Converter para viver

O início do Evangelho que a Liturgia nos apresenta para este sábado traz algumas tragédias que aconteceram no tempo de Jesus: os galileus mortos por Pilatos, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam (Lc 13,1); e dezoito galileus que morreram depois que a Torre de Siloé caiu sobre eles (Cf. Lc 13,1). Nosso Senhor Jesus aproveita destes fatos trágicos para despertar em todos a compreensão da grande necessidade de conversão: se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo (Lc 13,3.5).

As pregações de Nosso Senhor Jesus Cristo, muitos dos milagres que Ele realizou e até mesmo as parábolas contadas por Nosso Senhor sempre tem como objetivo favorecer a mudança de vida dos seus discípulos. Inclusive a parábola que o Evangelho de hoje nos relata, apresenta a importância da conversão. No contexto que Lucas nos apresenta em seu Evangelho a conversão passa a ser critério decisivo para ter vida ou enfrentar a morte.

Se observamos bem, Nosso Senhor Jesus não está exagerando na força de Suas Palavras, pois, de fato, quem não se converte caminha a passos largos para a morte eterna. Vale a pena ressaltar que essa não é a vontade de Nosso Deus, pois Ele quer que “todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2,4). E foi precisamente “para que todos tenham vida e para que a tenham em abundancia” (Jo 10,10) que Nosso Senhor Jesus foi enviado ao mundo. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3,17).

Mas uma mudança de vida autêntica e verdadeira nos custa muito. Abandonar os vícios, os pecados e seguir unicamente os ensinamentos de Cristo Jesus exige de nós muita renuncia, e determinação. Fato é que a conversão dos seguidores de Cristo pode demorar muitos anos. É por isso que Deus nos dá tempo nesta vida presente para que possamos, a cada dia, sermos melhores e aos poucos mudarmos de vida. Neste tempo oportuno que Deus nos dá devemos produzir frutos de conversão, caso contrário, vamos ser cortados do Plano Divino da Salvação.

Que Maria Santíssima interceda a Deus por nós para que não só compreendamos a necessidade de conversão, mas que de fato iniciemos o quanto antes uma mudança de atitudes e comportamentos de pecado para uma postura de santidade. Pois somente deste modo estaremos abertos à graça salvífica instaurada por Cristo Jesus Nosso Senhor.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Pároco da Paróquia São Sebastião
Formosa – GO