Fotografia: Site da Arquidiocese de Brasília

A igreja de Brasília está em festa. Após quatro meses de oração e espera, nesta manhã de quarta-feira (21/10), Papa Francisco nomeia Dom Paulo Cezar Costa para ser o novo Arcebispo de Brasília, atualmente 7º Bispo da Diocese de São Carlos-SP. O anúncio foi publicado no Boletim de Imprensa da Santa Sé ao meio-dia, horário de Roma, 7h (horário de Brasília).

Dom Paulo Cezar Costa nasceu em Valença (RJ), em 20 de julho de 1967, recebeu sua Ordenação Sacerdotal em 5 de dezembro de 1992.

Sendo nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI em 24 de novembro de 2010 e foi ordenado em 5 de fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro. Como lema de ordenação Episcopal escolheu a frase “Tudo suporto pelos eleitos” (2 Tm 2,10). Em 22 de junho de 2016 o Papa Francisco nomeou como o 7º Bispo da Diocese de São Carlos. Sua posse canônica aconteceu no dia 06 de agosto de 2016.

Graduado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001) Dom Paulo Cezar Costa, teve sua caminhada eclesial marcada pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil que reuniu mais de quatro milhões de jovens junto do Papa Francisco.

Atualmente, é responsável pelo Setor Universidades da Igreja no Brasil da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, membro do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); em Roma é membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos. ( Texto: Diocese de São Carlos)

Sua posse está prevista para dezembro de 2020

Fonte: Arquidiocese de Brasília

A Diocese de Formosa se alegra com o novo metropolita. Seja-bem vindo Dom Paulo Cesar!