Quinta-feira da XXV Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 9,7-9

‘’E procurava ver Jesus!” Lc 9,9

Ver Jesus, ainda para muitos é o anseio mais profundo do coração. O olhar gera admiração, contemplação, possibilita o conhecimento, estabelece comunicação. Herodes procurava ver Jesus, mas com um olhar de curiosidade e leviandade. Recordemos que Herodes é aquele que mandou matar João Batista, silenciando e eliminando o grande Profeta que procurava preparar a vinda de Jesus.

O olhar de Herodes sobre Jesus é um olhar que traz em seu coração ciúmes, insegurança, inveja e o medo de perder espaço e poder. Um olhar que não busca acolher, amar e conhecer o outro em sua verdade e profundidade. Herodes posteriormente, teve a oportunidade de ver e estar com Jesus, porém o desprezou e escarneceu dele (Cf Lc 23, 8-12).

Em outra situação diferente podemos ver Zaquel (Cf Lc 19,03), que também buscava ver Jesus, porém, o seu desejo era acompanhado da vontade de conversão, de acolhimento, perdão e recomeço. Depois que viu e conheceu Jesus, Zaquel abandonou o pecado e viveu de forma honesta; Jesus é aquele que pode transformar a vida da pessoa mais odiada. Zaquel era alguém odiado pelas pessoas, pois, era cobrador de impostos e desonesto. Sua riqueza era fruto da exploração.

Jesus é sempre muito atento e em tudo buscava ver a realidade e as pessoas. Em Lucas 7, 13, presenciamos Jesus que Vê uma mulher viúva, cujo filho era único, que havia morrido. Ao vê-la sentiu compaixão e se aproximou. O olhar de Jesus é acolhedor, sensível, não julga pela aparência. Consegue ver o coração. Um olhar que vence a cultura da indiferença e o desamor. É assim que Deus nos vê. Quando por exemplo, estamos diante do Santíssimo Sacramento, da leitura da Palavra, da contemplação da natureza; quando conseguimos ver o irmão para além de sua aparência, podemos sentir o olhar de Deus sobre nós e, nós, pelo o outro.

Ver Deus, as pessoas e o mundo com o olhar da fé. Como diz Saint Exupéry, na obra O pequeno príncipe: O essencial é invisível para os olhos. Que o nosso desejo de ver Jesus, seja acompanhado do empenho diário de segui-lo numa vida de doação, oração, humanidade acolhimento, justiça, favorecendo assim a expansão do Reino de Deus no meio de nós!

Vida que segue…

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Água Fria de Goiás