Sábado da XXIX Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 13,1-9

Frutos de Conversão

No evangelho deste sábado Nosso Senhor Jesus Cristo faz uma exortação a cada um de nós, “mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo” (Lc. 12,3), e no 5º versículo repete essa frase, utilizando as mesmas palavras. Que Nosso Senhor quer nossa conversão isso ficou muito claro. Entretanto, surge uma inquietude sobre o modo que utilizou Nosso Mestre, estaria ele fazendo uma ameaça ou um alerta?

Não se trata de uma ameaça, muito menos de um alerta, e sim de uma constatação, visto que o pecado somente nos oferece consequências ruins, como podemos verificar no quinto capítulo do evangelho de João: “Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior” (5,14). E a consequência mais grave do pecado nos é apresentado por São Paulo em sua carta aos Romanos: “Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna no Cristo Jesus, nosso Senhor” (6,23). Neste sentido, São Paulo se refere à uma morte eterna, que é totalmente oposta da vida eterna que Deus concede como um verdadeiro dom.

Por isso, logo em seguida, Nosso Senhor Jesus Cristo nos conta a parábola da figueira infrutífera, para entendermos a necessidade de produzirmos frutos de conversão! Deus é paciente e espera esses frutos de cada um de nós. E ainda mais, nos ajuda constantemente com os auxílios divinos para que os frutos de conversão sejam abundantes em nós. Assim é o modo de agir de Deus, semelhante do cultivador da parábola (cf. Lc 13, 8-9).

Que a Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa, interceda junto à seu Filho por cada um de nós a fim de não perdermos tempo, já que ele é breve, para que tão logo logremos bons êxitos com uma vida marcada com conversões diárias e constantes, que nos possibilitam a melhor de todas as recompensas, um lugar no reino dos céus!

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha