“Hoje preciso ficar na sua casa” (Lc 19,5)

Nós, Povo de Deus do Regional Centro-Oeste da CNBB, reunidos em Assembleia na cidade de Goiânia/GO, de 18 a 20 de outubro de 2019, com o tema: “Desafios da evangelização no mundo urbano”, realizamos uma profunda experiência de comunhão entre bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos (as) e leigos (as). Convocados a ser Igreja em estado permanente de missão, promovendo a unidade e respeitando cada uma das arqui/dioceses, e as atividades das pastorais, movimentos, organismos e serviços, realizamos uma retrospectiva e avaliação da caminhada dos últimos quatro anos.

Após o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), e como resposta aos desafios da evangelização em uma realidade cada vez mais urbana, queremos ser cristãos em comunidades eclesiais missionárias. Como expressão deste compromisso, nos propomos no quadriênio 2019-2023 a:

1. Motivar as pastorais, movimentos, organismos e serviços, para que integrem em sua
vivência os elementos específicos das comunidades eclesiais missionárias, com seus pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

2. Propor itinerários e elaborar subsídios que favoreçam a animação bíblica nas comunidades eclesiais missionárias, especialmente por meio da Lectio Divina.

3. Formar Ministros Leigos da Palavra, com espírito missionário, conforme Documento 108 da CNBB – Ministério e Celebração da Palavra.

4. Capacitar leigos no conhecimento da Doutrina Social da Igreja.

5. Implantar e aperfeiçoar os Conselhos Missionários em todos os níveis: paroquial,
arqui/diocesano e regional.

Na busca de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo e com a intercessão de Maria Santíssima, rogamos a Deus Pai, que os frutos desta Assembleia sejam uma grande benção para as Igrejas Particulares de Goiás e do Distrito Federal.

Goiânia/GO, 20 de outubro de 2019.


CARTA COMPROMISSO 2019 – BAIXE O PDF