28.5 C
Formosa
quinta-feira, 18 abril, 2024 - 16:26 PM

Evangelho NO HOJE (27/06/2020) – Mateus 8,5-17

-

Sábado da 12ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 8,5-17

“A fé deve ser renovada todos os dias”

O Evangelho de Mateus que a Liturgia deste sábado nos apresenta relata muitos milagres que Nosso Senhor Jesus realizou em apenas um dia: a cura do empregado do oficial romano (Mt 8,5-13); a cura da sogra de Pedro (Mt 8,14-15) e a cura de muitas pessoas possuídas pelo demônio. Realmente, Cristo Jesus teve um dia intenso, exercendo um apostolado de total dedicação ao povo de Deus.

Entretanto, de todas as curas que Nosso Senhor realizou neste dia, despertou-me a atenção a primeira cura descrita no Evangelho de hoje. Tenho certeza que este fato também foi considerado de grande importância para a Liturgia Eucarística, pois a resposta do oficial romano, “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado” (Mt 8,8), passou a fazer parte de um das respostas dos fiéis durante a Missa, exatamente depois que o sacerdote diz: “Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

A fala deste oficial romano demonstra uma grande fé no poder que tem Nosso Senhor Jesus, pois, ao se sentir indigno de receber a presença de Jesus em sua casa, ele crê apenas em uma só palavra que ao ser proferida por Cristo Jesus seu empregado ficaria curado.

Interessante a fé deste homem, que não fazia parte do grupo dos discípulos de Jesus, certamente era um pagão, e demonstra uma confiança em Nosso Senhor que muitos discípulos daquela época não tinham. Infelizmente, devemos reconhecer que a fé desse oficial romano já não está presente em muitos cristãos católicos nos dias atuais.

Por isso que Nosso Senhor Jesus, admirado de não ter encontrado em Israel alguém que tivesse tamanha fé, disse: “muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes” (Mt 8,11-12). Deste modo, entendemos a grande necessidade renovar nossa fé a cada dia, porque é “crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação” (Rm 10,9).

Óh!, Virgem Santíssima, Nossa Senhora, Rainha dos Céus e da Terra, interceda a Deus por cada um de nós, seus filhos, para que nossa fé não diminua, não esfrie e nem se enfraqueça. Que neste sábado, mesmo em meio as diversas atividades que devemos realizar, possamos encontrar um momento para renovar nossa fé em Cristo Jesus, a fim de sermos contados entre àqueles que se sentarão à mesa do Reino dos Céus.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: Lm 2,2.10-14.18-19 / Sl 73 (74)
Evangelho: Mt 8,5-17

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X