Quarta-feira da XXXIV Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 21,12-19

No Evangelho de hoje Jesus pronuncia aos que o seguirem, a todos que se tornarem seus apóstolos, seus enviados, que encontrarão as dificuldades no meio do caminho. Jesus nunca negou que seu seguimento implicaria sofrimento, perseguição, dores, até morte. Somente pelo fato de ser seu seguidor de fato. E de fato é experimentado na própria pele pelos que por causa da verdade do Evangelho, por causa do anúncio das verdades da fé se tornaram mártires, vertendo seu sangue por amor de nosso senhor Jesus Cristo.

Quantos mártires há ainda no nosso tempo. Quantos enfrentam o martírio dentro dos seus próprios lares por expressarem sua fé e querer servir esse Deus Vivo e verdadeiro. Martírios de sangue ou martírios diários na luta para guardar a fé enquanto muitos desejam impedir que a fé seja professada e vivida.

Mas a recompensa prometida por Jesus hoje no Evangelho nos acalenta e acalma a alma: “Mas vós não perdereis um só fio de cabelo de vossa cabeça! É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida”! Essa promessa nos revigora porque vem do próprio Jesus. Ele jamais voltará atrás no que prometeu. Ele é fiel!

Portanto, mesmo em meio às tribulações, provações, perseguições, não abaixemos nossas cabeças nem desanimemos pois há um Deus capaz de se compadecer de nós! Ele lutará por nós e nos capacitará a vencer tudo como guerreiros pela fé.

Para isso, dai-nos perseverar até o fim, Senhor! Não nos deixe negar a fé, mudar de religião por achar que é solução, não nos deixe renegar um Deus paciente e misericordioso por outros falsos deuses que não oferecem salvação.

Queremos ganhar a vida eterna, Senhor! Queremos vivê-la eternamente ao teu lado! Livrai-nos dos poderes infernais que nos querem tirar a felicidade eterna! Precisamos recordar que são nossas escolhas neste mundo que nos fará receber uma eternidade feliz ou não!

Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho