Quarta-feira da XXI Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 23,27-32

No Evangelho de hoje Jesus continua seu embate contra os Fariseus e os Mestres da Lei. Hoje Ele usa a famosa expressão, chamando-os de sepulcros caiados. Por fora belos, mas por dentro cheios de podridão. Por fora pareciam perfeitos, justos diante dos outros mas por dentro cheios de injustiça e hipocrisia. Em contrapartida, a primeira leitura nos traz as palavras do ex-fariseu São Paulo, que já havia experimentado esse jeito de ser, e agora em processo de conversão profunda pode dizer: “Vós sois testemunhas, e Deus também, de quão santo, justo, irrepreensível foi o nosso proceder para convosco, os fiéis!“ Quem antes era perseguidor dos cristãos, agora é um exímio pregador do Evangelho de Jesus Cristo. A conversão do coração só existe quando se abrem à Graça de Deus. Somente o poder do amor de Deus pode quebrar os corações duros, somente Ele pode libertar dos farisaísmo que ainda existem no meio de nós e até dentro de nós.

A Igreja celebra hoje o grande Santo Agostinho. O chamado “Doutor da Graça“. De uma vida devassa, mundana, buscava incessantemente uma verdade que preenchesse o vazio de sua alma. Até encontrar nas Sagradas Escrituras e no sermão de Santo Ambrósio as respostas para suas inquietudes. Por isso vai escrever: “Tarde te amei, óh Beleza antiga e tão nova! Eis que te buscava fora mas era dentro de mim que estavas”! Sua mãe, Mônica, que celebramos ontem, verteu muitas lágrimas de dor e angústia pedindo a Deus por sua conversão. E o poder da oração desta mãe deu à Igreja um Grande Santo. Uma mãe santa santifica seus filhos. Que tenhamos famílias santas, que não nos cansemos de orar incessantemente pela conversão dos nossos entes queridos. Se Deus teve o poder de mudar a vida deste que hoje celebramos como um dos maiores Santos da Igreja, terá também poder de mudar as vidas de quem quer que seja. Basta não perder a fé nem o ânimo como fez Santa Mônica. Se perseverarmos na oração, veremos a conversão de muitos e a salvação entrando em nossas casas.

Santo Agostinho, rogai por nós!

Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos – GO

Clique aqui e veja o evangelho de hoje