21.1 C
Formosa
domingo, 19 maio, 2024 - 21:38 PM

Solenidade da Epifania do Senhor

-

Há uma Luz que as trevas e as névoas do mundo não podem sufocar

A celebração da solenidade de hoje – Epifania do Senhor – vem nos lembrar que Deus não está escondido dos homens, pois se deu a conhecer em seu Filho Jesus Cristo, cuja manifestação como Luz do mundo celebramos hoje. Esta é uma autêntica mensagem de esperança, há uma Luz que as trevas e as névoas do mundo não podem sufocar.

O primeiro a tentar a apagar inutilmente esta Luz foi Herodes que ao saber do seu nascimento manifestou falsamente aos magos seu desejo de encontra-Lo. Quando na verdade desejava tirar-lhe a vida. Herodes é o símbolo das constantes trevas do passado e do presente que se levantam com a intenção de apagar a Luz de Cristo. Isto não é possível, porque o poder da criatura, mesmo dos prepotentes deste mundo, são infinitamente impotentes diante do poder de Deus.

Já são mais de dois mil anos de história nos quais tantos tiranos, seguindo a esteira de Herodes, querem apagar os sinais da presença de Cristo Luz do mundo. O mesmo fizeram os imperadores romanos; os iluministas, os maçons, o ditadores comunistas, o nazismo e tantos ditadores de hoje que promovem a descristianização do mundo. Também segue esta trilha a cultura secularizada, relativista e ateia do nosso tempo, que tem feito um esforço descomunal para apagar Cristo da memória das pessoas. Neste seu perverso empenho tem arrastado a muitos para o grave delírio de uma vida como se Deus não existisse.

As trevas podem se levantar contra Cristo Luz do mundo, mas a Luz é mais potente do que as trevas. Pode se semear o ódio a Cristo, à sua Igreja, aos seus discípulos, mas o amor é mais potente que o ódio. Pode se difundir as mentiras mais perversas e enganadoras, mas a Verdade jamais pode ser silenciada. Pode criar muitos bezerros de ouro, fama poder, mas somente Cristo pode nos salvar.

Deus se manifestou ao mundo em seu Filho Jesus Cristo, sua memória permanece viva na Igreja e na vida de cada um dos seus discípulos. Esta memória tem seu ponto alto na Eucaristia, seja no quotidiano, mas sobretudo no domingo. Deus não está escondido, podemos encontra-Lo, porque Cristo Luz continua manifesto ao mundo.

Por mais que nos atulhemos de coisas, de consumo, por mais que nossas vistas sejam ofuscadas pelo brilho enganador de uma felicidade intraterrena; por mais que procuremos silenciar a voz de Deus que fala no mais íntimo de nós, a criatura não tem poder de esconder o Salvador. Sua Luz brilha para todos os povos, aqueles que não o rejeitam encontram o caminho da salvação.

Não nos deixemos desorientar pelas trevas, Cristo, o Filho do Deus vivo, a Luz do mundo habita entre nós. Como nos diz o prefácio da missa de hoje: “Revelastes, hoje, o mistério de vosso filho como luz para iluminar todos os povos no caminho da salvação”.

Nosso Senhor Jesus Cristo foi manifestado ao mundo para nos trazer a graça da salvação. O homem não produz o conhecimento de Deus, como se processa o conhecimento de qualquer outra realidade. Conhecem ao Deus vivo e verdadeiro, aqueles que acolhem pela fé, a sua Luz que foi manifestada ao mundo, trazendo-nos salvação. Acolhamos esta Luz, rejeitemos as trevas do erro, da mentira, do ódio, de uma vida como se Deus não existisse.

 

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: Is 60, 1-6/Sl 71 (72)/Ef 3, 2-3ª.5-6
Evangelho: Mt 2, 1-12

Compartilhe

Últimas publicações

O Dom da Fortaleza, um convite à Santidade e ao Martírio

A Diocese de Formosa Goiás e tantas outras celebram solenemente as festividades em honra ao Divino Espírito Santo, nesta última semana, concluindo o Tempo...

60 anos de vida do Diácono Francisco Olegário (13/05)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Francisco Olegário...

03 ano de Ordenação Presbiteral do Pe. Kleison (01/05)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 01 de maio de 2021, o Padre Kleison Dias...

50 anos de vida do Pe. Adenailton Machado (02/05)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X