29.8 C
Formosa
domingo, 12 maio, 2024 - 12:51 PM

VII Domingo do Tempo Comum

-

Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!”

A palavra de Deus hoje nos coloca diante daquele que constitui o cerne do cristianismo, o cerne do que significa ser católico: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5, 44). Um mandamento autenticamente novo, uma vez que o AT previa o amor ao próximo, enquanto tolerava o ódio aos inimigos.

Este novo mandamento elucida que o ódio será sempre ódio, seja contra quem for. O que o torna absolutamente incompatível com a pertença a Jesus Cristo e com a vocação a santidade a qual somos chamados. Pois, diante do evangelho, santo não é aquele que cumpre com ritos externos na busca de uma pureza ritual. Antes, santo são aqueles que amam a Deus e ao próximo incondicionalmente.

Não resta dúvida que a existência cristã neste mundo é marcada pela luta para vencer o ódio e para aprender a amor segundo o modo de Jesus Nosso Senhor. Isso mesmo, podemos aprender a amar, e a escola mais eficaz que temos para este aprendizado é Cruz, manifestação do amor incondicional de Deus por nós, um amor que se imola por homens pecadores, que não tinham merecimento algum.

Esta constante luta para aprender a amar e a lutar contra o ódio comporta também por se no combate contra os outros desvios que dele deriva: a vingança, o rancor. Duas posturas altamente destrutivas que estão muito presentes entre nós. Estas são atitudes próprias de quem perdeu a confiança na justiça divina, e que se esqueceu que o homem não tem condição de fazer justiça por si mesmo.

O vingativo e o rancoroso perderam a esperança, foram vencidos pela força opressiva e mortal do mal. Pois ódio, vingança, rancor resultam da dominação do mal sobre nós. Enquanto que o amor é próprio do domínio de Deus sobre nós. Onde Deus domina prevalece o amor; aonde o mal domina prevalece o ódio, a vingança, o rancor.

Aqui vale lembrar quantas pessoas ou mesmo famílias inteiras, amigos, vizinhos, irmãos de fé, que no último ano eleitoral foram envenenados pelos vírus mortais do ódio, da vingança e do rancor como consequências de partidarismos ideológico-partidários. Que foram muito bem explorados, através dos diversos meios de comunicação para arrastar as pessoas à inimizade entre si.

Como discípulos de Jesus não podemos nos contentar, nem muito menos nos conformar com este estado de coisas. Pertencemos a algo que é muito maior do que os partidarismos políticos, pertencemos a Cristo, pertencemos ao seu evangelho, somos o seu santuário, como nós diz a Palavra de Deus: “Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário” (ICor 3, 16-17).

Não permitamos ser enganados por tantos oportunistas cujo combustível é o ódio. Antes deixemo-nos mover pelo Senhor que nos pede para que rezemos pelos inimigos, pelos que nos perseguem. Esta é a arma que temos contra o mal – a oração confiante. Podemos mesmo dizer que a oração nos ensina a amar como Jesus quer que amemos.

Permitamos que o Espírito Santo de Deus nos faça cooperadores do seu amor, da sua misericórdia. Podemos até pensar que temos alguma razão para odiar, para alimentar desejo de vingança e rancor, mas estas não nos servem, este tipo de sentimento não tem razão é loucura. Enquanto temos uma única razão para amar: Deus nos amou por primeiro e seu amor por nós é incondicional; esta é a razão da nossa esperança.

 

 

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: Lv 19, 1-2, 17-18/ Sl 102 (103)/I Cor 3, 16-23
Evangelho:Mt 5, 38-38

Compartilhe

Últimas publicações

03 ano de Ordenação Presbiteral do Pe. Kleison (01/05)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 01 de maio de 2021, o Padre Kleison Dias...

50 anos de vida do Pe. Adenailton Machado (02/05)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

58 anos de vida do Diácono Santo Vitor (04/05)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Santo Vitor...

34 anos de vida do Pe. José Danilo (06/05)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X