Economato prepara formação para membros do Conselho de Assuntos Administrativos-Econômicos Paroquiais (CAEP) a nível forâneo

Na tarde deste último sábado (12), no centro pastoral Dom Victor Tielbeek, Pe. João Manoel Lopes, ecônomo diocesano e Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, prepararam um encontro de formação para membros do Conselho de Assuntos Administrativos-Econômicos Paroquiais (CAEP), da Forania Imaculada Conceição, que compreende as paróquias das cidades de Formosa, Cabeceiras, Vila boa e o distrito do Bezerra.

Natureza e finalidade do CAEP

O CAEP é constituído de membros da comunidade paroquial, tendo como finalidade colaborar com o Pároco na administração dos bens da paróquia (CDC, Cân. 537).
O objetivo maior da administração é servir à pastoral mediante o atendimento das suas necessidades econômicas, definidas pelo Pároco junto com o Conselho Paroquial de Pastoral.
É obrigatório, por determinação canônica, a constituição na paróquia do Conselho Administrativo-Econômico, o qual deverá ser distinto do CPP (Cân. 537, 1280).
Os membros do CAEP exercerão suas atividades gratuitamente, em espírito de serviço à comunidade, assinando documento de serviço voluntário.

Esta é uma proposta do ecônomo e o bispo no intuito de que os membros sejam ativos e conscientes dos trabalhos pastorais que prestam a Igreja auxiliando o pároco ou administrador paroquial, na administração da paróquia. Acontecerá, também, nas demais foranias.

Que a Imaculada Conceição, padroeira da diocese, interceda ao Pai para que este trabalho pastoral seja promissor e evangelizador.