Dom Adair José Guimarães

XVI Domingo Comum

NOTA DE PESAR PELA MORTE DO BISPO DE PALMARES
DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA

A Diocese de Formosa externa sentimentos de pêsames aos familiares de Dom Henrique Soares da Costa e ao Povo de Deus de Palmares, aonde o bondoso irmão foi o pastor generoso e fiel. “Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol” (Mt 13,43).

A Igreja no Brasil sentirá dolorosamente a ausência desse pequeno e grande Bispo, sábio, santo e prudente. Suas palavras simples e de grande profundidade sempre ressoaram pelas redes sociais alcançando corações e ajudando no robustecimento da fé em todo o nosso país. O vazio deixado pela sua partida será preenchido pela fé no Ressuscitado que nos reúne no altar da esperança, que tanto Dom Henrique honrou com o seu sacerdócio.

Um amigo de grande bondade, imerso na mística e na oração, amou a Nosso Senhor em profundidade e soube partilhar o tesouro do seu coração com todos nós. Sabia interagir com os doutos e com os simples, tal e qual Nosso Senhor.

Nossa Diocese é grata a Dom Henrique Soares que no último mês de março pregou o retiro canônico para nosso Clero no Mosteiro da Santa Cruz em Anápolis. Quanta inspiração! Quanta beleza espiritual! Quanta simplicidade no sorriso simples e humilde. Saímos edificados e felizes daquele retiro inesquecível que nos ajudou a rezar e a amar Nosso Senhor e sua Igreja.

Requiescant in pace” – Repouse em paz! Dom Henrique Soares fechou os olhos para este mundo para abri-los na eternidade. Que momento ímpar de paz, serenidade, fé, esperança e amor. Seu exemplo e suas palavras continuarão na eloquência do anúncio destemido a ressoar pela história da nossa peregrinação de fé nesse mundo com tantos desafios para a Igreja.

Que a Santíssima Virgem, a Senhora da Esperança, interceda pelos seus familiares, pela Diocese de Palmares e por todos nós para que sejamos consolados pela força que vem de Deus.

Dom Adair José Guimarães
Bispo de Formosa

Clique aqui e baixe a nota em PDF