No relacionamento dentro do casamento, é importante a observância do casal para três fatores importantes: a Exigência, o Elogio e a Fidelidade. Estas três realidades na vida do casal têm grande importância atestada pelos mais variados Documentos da Igreja. Qualquer casal que se propõe viver uma vida de austeridade em vista do casamento, torna-se um grande herói, um heroísmo amável, pois nele está o amor.

Neste tempo mundanizado onde a sexualidade é vivida à flor da pele, o herói é aquele que ama, não com qualquer amor, senão com um amor heroico, o qual “aceita viver sexualmente apenas com uma mulher”. Este “aceita” é aqui entendido como uma determinação, uma exigência que reforça a entrega livre de um e de outro na aceitação de sua condição de vida proposta, experimentando, assim, a reciprocidade da decisão.

Uma verdadeira aceitação é baseada na exigência de um relacionamento ancorado no elogio, o qual ganha força porque é exigente. O que exige é nada mais que um olhar para uma única pessoa: “amar uma mulher, uma única, e com ela amar a Deus, a quem se deve tudo o que ela tem e nos dá: Alma, coração, rosto, lábios, olhos, corpo, voz, existência…” como nos atesta o médico e presbítero, João Mohana, no seu livro “A Vida Sexual”. Isso tudo leva à maior prova de amor, um amor à verdade: a Fidelidade.

O Matrimônio é uma instituição sagrada que “reveste a dignidade de sinal sacramental” (Humanae Vitae, n. 8), sendo um sacramento de amor. Um amor puro, compassível, paciente e bondoso. O homem não pode viver sem o amor, pois sem ele a vida não tem sentido. O poeta cristão francês Paul Louis Charles Claudel (Aisne, 6 de agosto de 1868 _ Paris, 23 de fevereiro de 1955) fala de maneira bela o que é o amor: “O amor verdadeiro é dom recíproco que dois seres felizes fazem livremente de si próprios, de tudo o que são e têm. Isso pareceu a Deus algo tão bom que Ele O tornou sacramento”.

Na puberdade, fase inicial da adolescência, os jovens estão no “momento da descoberta de si mesmos” (Sexualidade Humana: Verdade e significado, 87). No casamento há também a vivência da puberdade, na qual homem e mulher se permitem mexer e enxergar um ao outro de forma inteira, rompendo a barreira selada na fase do namoro. O casal torna-se, assim, um só, cultivando o amor conjugal que os unifica equilibrando a espiritualidade e harmonia sexual. A vida matrimonial exige maturidade! É preciso dedicar-se ao outro, se entregar a ele, acolhendo-o com suas particularidades, respeitando suas limitações, e junto com ele, caminhar em busca de um equilíbrio conjugal.

O sacramento do matrimônio está muito além da finalidade de procriação. Homem e mulher se complementam, firmam um compromisso que tem como elemento principal: o amor. Quando um casal se permite viver o amor de forma genuína, sendo fiel a ele, esse é um sinal de Deus. O Papa Francisco, em uma de suas catequeses dedicadas ao Sacramento do Matrimônio, destaca que Deus criou o homem para o amor. Para ele, o “matrimônio é o ícone do Amor de Deus para conosco”. Quando homem e mulher se recebem através do sacramento, o amor de Deus se reflete neles.

A vida sexual é grandiosa dentro do matrimônio. É, também, por meio dela que o casal irá expressar o amor autêntico que sente um pelo outro. O casal cristão precisa entender a grandiosidade desse momento íntimo de modo a considerar a dualidade do homem, que se entregará de corpo e alma a sua companheira em busca de uma harmonia sexual e conjugal, madura o suficiente para viver as exigências do casamento, o seu elogio e a sua fidelidade. Assim, a relação matrimonial é um heroísmo solitário, pois é de apenas duas pessoas, homem e mulher, que se tornaram uma só.

Pe. Joacir Soares d’Abadia
Pároco da Paróquia São José Operário
FORMOSA – GO
Bibliografia

MARÇAL, Jéssica, Catequese com o papa Francisco, Canção Nova, 2014, disponível em https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/catequese-com-o-papa-francisco-020414/ >acesso em 16/062021 às 16h.

Mohana, João. A Vida Sexual. 13ª edição. Editora Globo: Porto Alegre, 1972.

CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A FAMÍLIA. SEXUALIDADE HUMANA: VERDADE E SIGNIFICADO. Orientações educativas em família. Acessado dia 18/06/2021 às 17h33.

PAPA PAULO VI. CARTA ENCÍCLICA HUMANAE VITAE. Edição 13ª. São Paulo: Paulinas, n. 8, 2007.

Papa Francisco. Catequese sobre o Sacramento do Matrimônio https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/catequese-com-o-papa-francisco-20414/ acessado no dia 17/06/2021 às 16h20