Diocese de Formosa-GO

Evangelho NO HOJE (13/02/2020) – Marcos 7,24-30

-

Quinta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 7,24-30

“Foi até ele e caiu a seus pés.”

No Evangelho encontramos comoventes histórias de perseverança e fé. O relato que o Evangelista São Marcos nos narra hoje está entre o número dessas páginas repletas de persistência.

Uma mãe fenícia vê sua filha atormentada por um espírito, e escutando falar da fama de Jesus ela recorre ao Senhor, para que Ele possa libertar sua filha do espírito maligno.

Em primeiro momento, diante da súplica da mulher, o Senhor parece dar uma resposta que não lhe agrada. Ela veio buscar uma solução para a sua angústia e agora se vê diante de uma negativa momentânea, que ainda sim não lhe faz desanimar, no entanto faz surgir ainda mais seu espírito de perseverança. A mulher fenícia persiste no pedido de forma confiante. Sua resposta cheia de esperança e perseverança comove o Senhor, que não consegue resistir ao exemplo de fé daquela mulher.

Inúmeras vezes somos tomados pelo desânimo em nossa vida de fé. Diante das adversidades e situações negativas que se avigoram de forma passageira, somos incapazes de ter persistência para transitar além delas e nos prendemos facilmente aos nossos fracassos. O que devemos aprender com a mulher fenícia do Evangelho é justamente essa perseverança de quem se coloca aos pés de Jesus, suplica com o coração aberto e mantém-se perseverante na súplica. Nossa oração não pode ser um mero encontro de formalidades, ou um jogo de interesses humanos, no entanto deve ser a expressão da nossa fidelidade ao Senhor. Fidelidade que não esmorece diante da primeira situação que aparece para nos contrapor.

A oração deve ser súplica perseverante. Linguagem do coração que acredita em Deus. Abrir-se sempre e com confiança constante para tudo aquilo que Deus tem para nós, ainda que por um momento não seja atendido aquilo que pede o nosso coração.
Lembro aqui aquelas palavras sempre belas e profundas do grande Santo Agostinho:
“Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre.”

Padre Raifran Rego de Sousa
Pároco da Paróquia São Sebastião
Vila Boa-GO


Leituras: 1Rs 11,4-13 / Sl 105 (106)
Evangelho: Mc 7,24-30

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GOhttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

“Santíssimo...apagou nossos pecados e sua ressurreição nos trouxe vida nova”. Com esta procissão de hoje iniciamos, em comunhão com toda a Igreja, a celebração da...

Alteração no clero da Diocese de Formosa

No último dia 31 de março o Rvmo. Srº Pe. Raifran Rego de Souza, até então Pároco da Paróquia São Sebastião em Vila Boa-Go,...

Evangelho NO HOJE (04/04/2020) – João 11,45-56

Sábado da 5ª Semana da Quaresma Evangelho – João 11,45-56 “Invoca-me, e te responderei” Os primeiros dias do mês de abril deste ano certamente serão inesquecíveis, não...

Mais visitadas

Últimos comentários

X