19.6 C
Formosa
quinta-feira, 28 março, 2024 - 07:06 AM

Evangelho NO HOJE (13/02/2020) – Marcos 7,24-30

-

Quinta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 7,24-30

“Foi até ele e caiu a seus pés.”

No Evangelho encontramos comoventes histórias de perseverança e fé. O relato que o Evangelista São Marcos nos narra hoje está entre o número dessas páginas repletas de persistência.

Uma mãe fenícia vê sua filha atormentada por um espírito, e escutando falar da fama de Jesus ela recorre ao Senhor, para que Ele possa libertar sua filha do espírito maligno.

Em primeiro momento, diante da súplica da mulher, o Senhor parece dar uma resposta que não lhe agrada. Ela veio buscar uma solução para a sua angústia e agora se vê diante de uma negativa momentânea, que ainda sim não lhe faz desanimar, no entanto faz surgir ainda mais seu espírito de perseverança. A mulher fenícia persiste no pedido de forma confiante. Sua resposta cheia de esperança e perseverança comove o Senhor, que não consegue resistir ao exemplo de fé daquela mulher.

Inúmeras vezes somos tomados pelo desânimo em nossa vida de fé. Diante das adversidades e situações negativas que se avigoram de forma passageira, somos incapazes de ter persistência para transitar além delas e nos prendemos facilmente aos nossos fracassos. O que devemos aprender com a mulher fenícia do Evangelho é justamente essa perseverança de quem se coloca aos pés de Jesus, suplica com o coração aberto e mantém-se perseverante na súplica. Nossa oração não pode ser um mero encontro de formalidades, ou um jogo de interesses humanos, no entanto deve ser a expressão da nossa fidelidade ao Senhor. Fidelidade que não esmorece diante da primeira situação que aparece para nos contrapor.

A oração deve ser súplica perseverante. Linguagem do coração que acredita em Deus. Abrir-se sempre e com confiança constante para tudo aquilo que Deus tem para nós, ainda que por um momento não seja atendido aquilo que pede o nosso coração.
Lembro aqui aquelas palavras sempre belas e profundas do grande Santo Agostinho:
“Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre.”

Padre Raifran Rego de Sousa
Pároco da Paróquia São Sebastião
Vila Boa-GO


Leituras: 1Rs 11,4-13 / Sl 105 (106)
Evangelho: Mc 7,24-30

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

NOTA DE PESAR

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11,25).A Diocese de Formosa, por meio...

Formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE

“Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá...

40 anos de vida do Pe. Joacir d’Abadia (03/03)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

08 anos de ordenação diaconal do Diác. Permanente Francisco Donizete (12/03)

“Por isso, instituem um grupo de homens sábios e piedosos, que devem ser responsáveis por servir, cuidar e ajudar os que mais necessitam.” (At,1-6) No...

Últimos comentários

X