Entre os dias 15 e 19 de novembro de 2023, o Exmo. Bispo da Diocese de Formosa, Dom Adair José Guimarães, realizou a Visita pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na cidade de Colinas do Sul – GO. Durante sua estadia, o Bispo se reuniu com lideranças, visitou doentes, escolas e autoridades para ter uma visão mais ampla da Paróquia e do povo.

Reuniões e atividades realizadas:

Na quarta-feira, Dom Adair foi recebido na casa de Luís Carlos e Joana d’Arc, juntamente com o Pároco Pe. Denis Rodrigues Santana, para se reunir com os membros do CAEP (Conselho administrativo e econômico paroquial). Durante a reunião, o Bispo destacou a importância da transparência e honestidade em todos os trabalhos. Logo após a reunião, o Bispo se deslocou para a casa de João, para se encontrar com todos os coordenadores de pastorais e pequenas comunidades da Paróquia, onde meditou sobre como deve ser a conduta de um cristão.

Na parte da tarde, Dom Adair visitou a Secretaria Paroquial, onde solicitou uma análise dos livros de Batismo, Casamento e Tombo para fazer algumas considerações. Na Igreja, ele se reuniu com as sacristãs, acólitos e ministros da Eucaristia, refletindo sobre o zelo e cuidado que devemos ter com todo o espaço sagrado da Igreja. Às 19h, na Matriz, Dom Adair presidiu a Santa Missa, que foi transmitida pelo canal do Facebook e YouTube. Logo após a Missa, o Bispo ministrou uma formação com o tema: “Dimensão Missionária da Igreja”, para todas as pastorais.

Na manhã de quinta-feira, Dom Adair visitou a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, onde se encontrou com o Prefeito Paulino Batista Vieira, vereadores e funcionários da Casa Legislativa. Durante a visita, abençoou o local e o trabalho de cada um dos presentes. Em seguida, no Porto Comunitário, na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, Dom Adair conduziu a oração do Santo Terço com a comunidade.

Mais tarde, no Hospital D. Malvina, rezou e ministrou a unção dos enfermos aos pacientes, além de visitar outros doentes e idosos em suas casas. Na Igreja, o Bispo se reuniu com os noveneiros dos povoados de Lajes e Jaó, onde orientou sobre as questões das festividades, enfatizando que tudo na Igreja deve ser santo e agradar a Deus. À noite, Dom Adair presidiu a Santa Missa na Matriz. A Missa foi transmitida pelo canal do Facebook e YouTube, permitindo que muitos acompanhassem a celebração. Além disso, ministrou uma formação Litúrgica para todas as pastorais.

Na sexta-feira, Dom Adair iniciou sua visita pastoral visitando a Creche CMEI, o Colégio Municipal Maria Auxiliadora e o Colégio Estadual Joaquim Tomás. Ele conversou, proferiu palestras, rezou e abençoou as crianças, jovens, professores e diretores. Em seguida, o Bispo se encontrou com os membros do Apostolado da Oração e MEJ na casa de Dona Salete para fazer uma reflexão e dar orientações sobre o apostolado.

Às 16h, na Capela São Sebastião, no Povoado Capela, Dom Adair se reuniu com os noveneiros de São Sebastião para fornecer orientações sobre as festividades e a reforma da Capela. Presidiu a Santa Missa, transmitida pelo canal do Facebook e YouTube. Encerrando as atividades do dia, às 19h, o Bispo presidiu outra Missa na Capela Senhor Bem Jesus, no Povoado Rio Preto.

No sábado, todos os membros das pastorais se reuniram na Pousada das Araras para uma manhã de espiritualidade e confraternização. Dom Adair ministrou duas meditações com os temas: “A beleza da vida cristã nesse mundo” e “Espiritualidade do advento do Senhor – Vem Senhor Jesus”, além de presidir a Santa Missa. Mais tarde, na casa de Colimar e Dona Dinalva, no Assentamento Córrego Bonito, Dom Adair presidiu outra Missa com as famílias da comunidade. Em seguida, ele se dirigiu à Vila Borba para presidir a Missa.

No último dia da Visita Pastoral, durante a manhã de domingo, Dom Adair presidiu a Santa Missa na Igreja, com a presença das crianças da catequese. Foi nessa ocasião que dezoito jovens e um adulto receberam a Primeira Comunhão. Posteriormente, o Bispo se encontrou com os casais de noivos e a pastoral familiar na casa de Cléber e Cristiane, refletindo sobre a importância da proteção e cuidado da família cristã.

Às 19h, Dom Adair presidiu a Santa Missa de encerramento da Visita Pastoral, com todos os membros da comunidade, incluindo jovens, famílias e todos os grupos pastorais. Ele expressou sua gratidão pelo acolhimento e participação de todos e destacou a importância da Visita Pastoral para o Bispo, que, ao conhecer de perto a realidade da Paróquia, pode avaliar, orientar e ter uma visão mais ampla da comunidade paroquial.

Ir. Larissa Fernanda Marques
Congregação das Missionárias da Infinita Misericórdia de Deus