“Ser secretário é estar a serviço da Evangelização”.

Nos dias 10 e 11 de setembro, do ano do Senhor de 2019, aconteceu no auditório do Centro Pastoral Dom Victor Tielbeek, em Formosa, o Encontro de Capacitação/Atualização para Padres e Secretárias (os) paroquiais da diocese de Formosa. Iniciando sempre às 7h30 com a Santa Missa presidida por Dom Adair, bispo diocesano.

O intuito deste encontro foi o de capacitar aos envolvidos na administração da paróquia. Pois há uma série de burocracia a ser cumprida diante da parte contábil e financeira; seriedade e transparência vem sendo um dos assuntos mais pedido pelo bispo diocesano, Dom Adair José Guimarães, desde a sua chegada na diocese.

Os temas aplicados no encontro foram baseados na constituição federal, normas canônicas e as prováveis dificuldades encontradas dentro da paróquia. Sendo: habilitação matrimonial e sacramento do batismo, manutenção dos livros paroquiais, ética organizacional, contabilidade e recursos humanos, a função do secretário paroquial, finanças, e a palestra ministrada por Dom Adair: secretário é um servidor.

“O encontro é necessário para a capacitação de todos os secretários da diocese e seus sacerdotes. Momento forte de comunhão, reencontro, aprendizado. Tempo propício para tirar as possíveis dúvidas referentes à vida contábil e financeira da paróquia e que todos possam falar a mesma língua. O que marca este encontro é a comunhão entre secretários(as) e sacerdotes, podendo conhecer as várias realidades que compõem a diocese.” Respondeu, à nossa equipe, o Padre Joaquim Regis Filho, pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão na cidade de São Domingos-GO, que tem dois servidores na secretaria paroquial e presentes no encontro. Já a secretária da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Alto Paraíso de Goiás, há quase 4 anos, Ana Rosa Inda Salermo, disse: “Aprendemos no curso a importância de aprender, a ser responsável, a cuidadosa transmissão de informações ao pároco e a comunicação de ambos, pela correta execução do programa. Foi de grande valia este curso para todas nós secretárias (os). A cada ano temos a oportunidade de aprender algo novo e assim melhorar nosso trabalho, como também o acolhimento nos atendimentos da secretaria paroquial.”

Este encontro de formação é realizado anualmente, organizado pela cúria diocesana com os seus servidores. A parte da cozinha ficaram as servidoras das casas paroquiais de Formosa e uma da Paróquia Divino Espírito Santo em Planaltina de Goiás.

Texto/fotografias: Pascom Diocesana

Este slideshow necessita de JavaScript.